• Você sabe o que é fascite plantar?!

    Você sabe o que é fascite plantar?!

    Por Márcio Soares, fisioterapeuta do IME
     
    A fascite plantar (FP) é a causa mais comum de dor na região do calcâneo.
     
    É caracterizada pela dor na região calcaneal, na fáscia plantar com aumento da espessura da fáscia plantar. A condição é vista tanto em pessoas ativas como sedentárias; a prevalência na população em geral é estimada entre 3,6% e 7%.
     
    Histologicamente, a fascite plantar é pouco compreendida, mas estudos mostram alterações degenerativas na fáscia plantar, entesite (inflamação da inserção dos tendões nos ossos), incluindo uma deterioração das fibras de colágeno, proliferação de fibroblastos e aumento vascular.
     
    Os resultados de ensaios controlados randomizados sugerem que alongamentos da fáscia plantar são eficazes no tratamento de FP. Contudo, aproximadamente 40% dos pacientes continuam apresentando dor dois anos após o diagnóstico. Portanto, tratamentos novos e eficazes são necessários.
     
    Treino de força com cargas elevadas que provocam tensão ao longo do tendão tem mostrado resultados sobre distúrbios degenerativos do tendão, como no Aquiles e tendinopatia patelar, podendo render um tratamento mais eficaz quando comparado com o estiramento plantar. No entanto, o efeito clínico do treinamento de força de carga elevada parece demorar para aparecer os primeiros resultados. Os estudos utilizam frequentemente 3 meses para apresentar resultados primários.
     
    Referência: https://goo.gl/kqy165