• Você sabe o que é doping?

    Você sabe o que é doping?

    Atletas de todas as partes do mundo preparam-se durante muito tempo para a maior competição do esporte, a Olimpíada. Dedicar-se intensamente ao esporte requer paixão, treinamento, foco e muita disciplina. Além disso, cada atleta deve elevar ao máximo sua performance para conseguir atingir os índices olímpicos e as tão sonhadas medalhas. Porém, alguns esportistas – intencionalmente ou não – acabam por escolher um caminho mais curto para alcançar seus objetivos: a dopagem.

    Segundo a Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), dopagem (doping em inglês) é popularmente conhecida como a utilização de substâncias ou métodos proibidos capazes de promover alterações físicas e/ou psíquicas que melhoram artificialmente o desempenho esportivo do atleta.

    O doping pode ser extremamente prejudicial à saúde do atleta adepto à essa prática. Além de implicar em problemas com sua reputação e imagem perante os patrocinadores, a mídia, os outros atletas e até mesmo sua família e amigos. Também não podemos esquecer dos verdadeiros atletas que seguem a conduta ética e acabam prejudicados por terem sido corretos e dedicados ao esporte.

    Dopar-se é um ato de desonestidade, fraude e covardia. A dopagem deve ser combatida pois é uma ameaça ao Esporte e o seu verdadeiro significado como uma competição saudável, justa e ética entre os atletas.

    “O controle antidoping é imprescindível e de grande importância para o bom andamento das competições. Dessa maneira é assegurado o “jogo limpo” entre todos os atletas e a real recompensa para todos aqueles que dedicam sua vida ao esporte”, afirma Dr. Felix Drummond, Coordenador do Controle de Doping das Cidades de Futebol e Co-coordenador do Controle de Doping do Sambódromo, Maracanãzinho e Maracanã na Olimpíada Rio 2016.

    O Instituto de Medicina do Esporte é um centro de referência mundial em medicina do esporte. Em 2014, foi o primeiro serviço das Américas certificado como “Collaborating Center of Sports Medicine” pela Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS). O Instituto oferece diversas avaliações de performance com equipamentos de última geração, programas nutricionais, sessões de fisioterapia, aulas de pilates e programas de saúde desenvolvidos especificamente para objetivos como o emagrecimento, o condicionamento físico e a construção de um estilo de vida mais saudável. Para agendar sua consulta, é só entrar em contato pelos telefones (51) 3026-2628 ou (51) 9536-1286.