• Você sabe o que é dieta cetogênica?

    Você sabe o que é dieta cetogênica?

    Popularizada na década de 1920, nos Estados Unidos, a dieta cetogênica tinha como objetivo inicial ser empregada no tratamento de casos complexos de epilepsia refratária em crianças, a fim de diminuir a ocorrência de convulsões. Entretanto, nos anos 1940, a descoberta de novos fármacos anticonvulsivantes fez com que ela caísse em desuso.
     
    Na dieta cetogênica os níveis de carboidratos são insuficientes para as necessidades metabólicas (apenas 5% de carboidratos totais), forçando assim o corpo a usar gordura como fonte principal de combustível.
     
    A composição dos percentuais da dieta é basicamente constituída por: 80% de lipídios, 15% de proteína e 5% de carboidrato. Durante a dieta cetogênica, os níveis de glicose caem e uma fonte de energia alternativa é necessária para fornecer energia ao corpo. Esta energia é fornecida pelos corpos cetônicos que são gerados, através de um processo chamado cetogênese, que ocorre principalmente na matriz mitocondrial no fígado. Dietas de baixos níveis de carboidratos (<20g) definidas como “cetose fisiológica” (energia fornecida pelos corpos cetônicos), não é uma situação patológica como observada na “cetose diabética”.
     
    No esporte, o uso da dieta ainda é uma zona indefinida, sendo necessária uma  compreensão aprofundada de seus mecanismos de ação para fins esportivos. Devido à transição alimentar (para dietas restritivas) alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como por exemplo: dores de cabeça, tontura, fadiga e irritabilidade. Algumas pessoas se adaptam bem a estas estratégias, enquanto outras podem desencadear distúrbios alimentares se não forem bem acompanhadas.
     
    Independentemente do resultado obtido por qualquer indivíduo na aplicação de qualquer dieta, cada caso deve ser analisado por um nutricionista em conjunto com o seu paciente, sempre respeitando a individualidade biológica de cada um. Não existe um protocolo padrão para todos.
     
    Louise Rodrigues- CRN2 14010
    Nutricionista do Instituto de Medicina do Esporte - Sistema de Saúde Mãe de Deus 
    Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional - IPGS 
    www.louiserodrigues.com.br
    Instagram: @nutrilouiserodrigues