• Regressão da hérnia de disco

    Regressão da hérnia de disco

    Por Márcio Soares, fisioterapeuta do IME

    Em artigo publicado na Clinical Rehabilitation, 2014, a revisão sistemática intitulada The probability of spontaneous regression of lumbar herniated disc: a systematic review trouxe como objetivo determinar a probabilidade de regressão espontânea entre cada tipo de hérnia discal lombar. A hérnia de disco é a saída do líquido viscoso, ou núcleo pulposo, através de uma fissura do seu anel fibroso.

    Os resultados do estudo apresentaram uma taxa de regressão espontânea de 96% para disco sequestrado – quando a parte do disco que se encontrava extruso se separa do disco; 70% para extrusão discal – quando o núcleo pulposo migra de sua posição normal no centro do disco para a periferia; 41% para protrusão discal – quando o abaulamento já é maior, podendo atingir até mesmo os nervos, a medula e o saco dural (canal medular) e 13% para os abaulamentos discais – quando o disco intervertebral começa a apresentar fissuras em suas fibras, levando o disco a forma de arco. A taxa de resolução completa de hérnia discal foi de 43% para discos sequestrados e 15% para discos extrusos.

    Podemos tirar como conclusão deste estudo de revisão, que as regressões espontâneas de hérnias discais podem ocorrer e se resolver completamente apenas com tratamento conservador de fisioterapia e exercícios físicos, necessitando de intervenções cirúrgicas apenas na minoria dos casos que não apresentam resposta com o tratamento conservador.
     
    Referência: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0269215514540919?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&