• Pessoas fisicamente ativas experenciam menos dor

    Pessoas fisicamente ativas experenciam menos dor

     Por Márcio Soares, fisioterapeuta do IME
     
    O exercício regular tem se mostrado importante para aliviar a dor em pessoas com dor crônica (Busch et al, 2007), mas exatamente como o exercício ajuda não é bem entendido. As evidências mostram que pessoas com dor crônica que são mais aptos fisicamente e mais ativos experenciam menos dor. Associações semelhantes são aparentes em indivíduos saudáveis, com os atletas que apresentaram maior tolerância à dor em comparação com os não-atletas (Tesarz et al, 2012). Estes resultados sugerem que as melhorias na aptidão física podem ser um mecanismo pelo qual o treinamento e exercícios ajudam a aliviar a dor, mas isso ainda não está bem investigado.

    O objetivo dos estudos foi examinar a associação entre capacidade aeróbia e dor em adultos saudáveis. Estes dados foram complementados por uma revisão da literatura que examina a associação entre aptidão física (força e capacidade aeróbia) e dor em indivíduos saudáveis ??e em pessoas com fibromialgia - uma doença na qual a dor crônica generalizada é o sintoma primário e mais debilitante. Em adultos saudáveis, foram observadas associações limitadas entre a capacidade aeróbia e a dor. Assim, pessoas mais aptas não experimentam menos dor. No entanto, em pessoas com fibromialgia pequenas e moderadas associações entre aptidão e dor foram consistentemente observados. Aqueles que sofrem com fibromialgia que eram mais fisicamente ativos, ou fisicamente fortes experimentaram menos dor. Os resultados contrastantes entre indivíduos saudáveis ??e pessoas com fibromialgia sugerem que a associação entre aptidão e dor em pessoas com fibromialgia pode ser explicada por alterações na patologia de doença subjacente e/ou comportamentos de dor associados. A fisiologia subjacente a essas mudanças não é conhecida, mas será valioso para descobrir em investigações futuras de como o exercício ajuda a aliviar a dor para as pessoas com fibromialgia.
     
     
    Referências:
    Busch, AJ, Barber, KA, Overend, TJ, Peloso, PM and Schacter, CL. (2007). Exercise for treating fibromyalgia syndrome. Cochrane Database Syst Rev, 4, CD003786. DOI: 10.1002/14651858.CD003786.pub2
     
    Jones, MD, Booth, J, Taylor, JL and Barry, BK (2016). Limited association between aerobic fitness and pain in healthy individuals: a cross-sectional study, Pain Med [Epub ahead of print].
     
    Tesarz, J, Schuster, AK, Hartmann, M, Gerhardt, A and Eich, W. (2012). Pain perception in athletes compared to normally active controls: A systematic review with meta-analysis. Pain, 153(6): 1253-62.