• Os novos estudos sobre a Sucralose

    Os novos estudos sobre a Sucralose

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
     
    Estudo recente realizado na Unicamp revela que o adoçante Sucralose, o mais consumido no mundo, pode causar danos à saúde humana quando submetido a altas temperaturas. Os resultados das análises mostram que, quando aquecido, o adoçante torna-se quimicamente instável, liberando compostos tóxicos que se acumulam no nosso organismo, os quais seriam responsáveis pelo surgimento de alguns tipos de câncer.
     
    A Sucralose é um adoçante sintético derivado da sacarose – açúcar comumente consumido no Brasil – e aprovado por diversas agências sanitárias como o FDA, dos Estados Unidos, e a ANVISA. Sua composição com origem na sacarose é alterada pela presença do Cloro, que é o elemento responsável por potencializar o fator adoçante, porém esta mesma substância confere à Sucralose o risco cancerígeno.
     
    Portanto, ao utilizar adoçantes em receitas submetidas a altas temperaturas, como o preparo de bolos, chás e entre outros; prefira o adoçante stevia. E lembre-se: é sempre importante buscar orientações com um profissional da área sobre o que é mais indicado para a sua dieta e, que o ideal é diminuir o consumo dos açúcares, sendo eles sintéticos ou não.