• Os 7 erros mais comuns na dieta

    Os 7 erros mais comuns na dieta

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
     
    Faço de tudo para emagrecer e não consigo! Quais os erros mais comuns de quem busca perder peso? Confira:
     
    - Dietas muito restritivas: Além de não conseguirem ser seguidas por muito tempo, essas dietas fazem com que nosso metabolismo fique lento, ou seja, quando voltamos a introduzir os alimentos o ganho de peso ocorre rapidamente, muitas vezes superior ao peso inicial, causando o famoso efeito “sanfona”. Além disso, a baixa ingestão de energia causa perda de massa muscular e não apenas de gordura.
     
    - Ficar horas em jejum e após comer em excesso: Muitas pessoas passam horas do dia sem comer e quando se alimentam comem em excesso. O ideal é sempre ter um lanche saudável consigo, a fim de evitar o longo período sem consumir alimentos e a escolha errada no momento da fome.
     
    - Passar o dia “beliscando”: Este é outro erro muito comum. Aquelas pessoas que comem pouco nas refeições, mas, em compensação, passam o dia beliscando. O ideal é estipular horário para as refeições e lanches e nos intervalos não consumir alimentos. Uma boa tática para controlar as refeições fora de hora, é fazer um diário alimentar anotando tudo que consome ao longo do dia. Isto vai fazer com que você cuide mais a alimentação e belisque menos.
     
    - Contar calorias o tempo todo: Não coma apenas pensando na quantidade de calorias. É claro que o valor calórico também é importante na dieta, porém, o mais importante é pensar na qualidade dos alimentos e nos benefícios que eles trarão para a sua saúde. As 100 calorias de uma maça, por exemplo, são bem diferentes das 100 calorias de um bombom.
     
    - Não beber água: Manter-se sempre hidratado é fundamental para ajudar o corpo a metabolizar adequadamente os alimentos, a eliminar toxinas, a manter o organismo funcionando bem, assim como a não confundir a sede com a fome.
     
    - Passar o final de semana inteiro comendo: Não é porque durante a semana a alimentação foi controlada que no final de semana a pessoa possa comer em excesso. Equilíbrio é chave para a obtenção de bons resultados.
     
    - Dormir pouco: A falta de sono altera toda a parte metabólica, bem como os hormônios relacionados ao apetite, o que aumenta a chance de engordar. Estudos demonstram que dormir menos do que cinco horas por noite, durante cinco dias, pode levar ao aumento, em média, de um quilo.
     
    Quer mais orientações como essa? Conheça o Instituto de Medicina do Esporte e tenha acompanhamento completo com nossos profissionais que lhe orientarão como transformar seus hábitos e ter uma nova vida! Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628