• O mito da tapioca

    O mito da tapioca

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME
     
    A tapioca é uma iguaria brasileira feita com fécula de mandioca, esse alimento virou moda, pelo simples fato se não possuir glúten, também ganhou fama como um alimento associado ao emagrecimento e está sendo muito consumido por diversas pessoas, porém, será que a tapioca é mesmo a melhor opção e pode ser consumida livremente?
     
    Falando um pouco sobre sua composição, a fécula de mandioca é um alimento rico em carboidratos, mas pobre em fibras, proteínas e gorduras; possuindo, assim, alto índice glicêmico – maior que de um pão branco ou arroz branco por exemplo).  Portanto a tapioca não emagrece! Se este é seu objetivo, você pode consumi-la sim, basta organizar o melhor momento de acordo com a sua rotina.
     
    Devido ao seu índice glicêmico alto, é uma ótima opção no pré e pós treino por exemplo, ou no desjejum, se associado a uma fonte proteica ou de fibras. Se consumida no café da manhã, uma tapioca generosa recheada com bananas e mel, parece “leve” não é mesmo?! Mas infelizmente é uma opção rica em carboidratos, sem nenhuma fonte proteica e de fibras.
     
    Se você for realizar alguma atividade física, a tapioca seria uma ótima opção de café da manhã. Já para passar a manhã no escritório ou antes de dormir, não se faz necessário uma quantidade alta de carboidratos. Neste caso seria melhor rechear com fonte proteica (ovos ou frango) ou incluir na sua massa, ou recheio, fibras como aveia, chia e linhaça para minimizar a carga glicêmica desta refeição ou ainda fazer a crepioca (receita que mistura tapioca e ovo).
     
    Tudo é uma questão de individualidade e equilíbrio nutricional, sem exageros e sem restrições, apenas avaliando cada caso e objetivo isoladamente, para isso consulte um nutricionista que poderá lhe orientar corretamente.