• O cortisol pode estar influenciando mais a sua vida do que você imagina! Saiba como!

    O cortisol pode estar influenciando mais a sua vida do que você imagina! Saiba  como!

    O cortisol é um hormônio produzido e secretado pelas glândulas adrenais e tem grande influência no nosso dia. Ele começa a aumentar na parte final da madrugada e atinge seu pico entre 07 e 09h da manhã. O seu nível mais baixo de liberação é perto da meia noite quando outros hormônios estão mais ativos como a melatonina (hormônio que induz ao sono).

    Essa produção e liberação do cortisol são controladas pelo nosso ciclo circadiano, mas também por outros fatores como:
    - restrição calórica;
    - jejum;
    - privação de sono;
    - exercício físico intenso e de endurance;
    - febre;
    - cirurgia;
    - estresse mental.

    As principais funções desse hormônio quando ele está sendo liberado de forma adequada é manter o humor e a estabilidade emocional, aumenta a concentração de aminoácidos no fígado ajudando aqueles que buscam resultados quanto a composição corporal, aumenta a queima de gordura e amplia estados de alerta e cognição.

    Normalmente, o cortisol aumenta no sangue por causa da obesidade, estresse crônico, aumento da insulina e em treinamentos de endurance. Por isso é, importante a análise desse exame bioquímico quando você consulta com um nutricionista esportivo e médico do esporte. Outro fator que influencia bastante nas alterações do cortisol é o processo de
    disbiose intestinal. A disbiose é um desequilíbrio entre bactérias boas e ruins no intestino. A produção excessiva das bactérias ruins resulta em um aumento da permeabilidade intestinal que é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Esse desequilíbrio intestinal é o resultado de uma alimentação rica em açúcar e gorduras hidrogenadas e saturadas.

    As mudanças no nosso estilo de vida ajudam na redução do cortisol fazendo com que esse hormônio trabalhe a nosso favor! Vou listar algumas delas para que você já inicie a semana as colocando em prática:

    - Praticar atividades que trazem bem estar e prazer;
    - Realizar meditação, terapia, yoga com o intuito de aprender a lidar com as situações estressantes;
    - Dormir bem!!!!!!! Em termos de qualidade e quantidade!!!
    - Equilibrar os hormônios (sexuais e tireoidianos) quando estiverem alterados;
    - Consumir uma alimentação com uma quantidade de carboidratos e proteínas adequadas;
    - Os carboidratos ingeridos na dieta deverão ser de baixa carga glicêmica e rico em fibras ou seja inclua batata doce, aipim, arroz integral, arroz negro, etc;
    - Aumente a quantidade de alimentos anti-inflamatórios ou seja, consuma mais frutas, vegetais e inclua as frutas vermelhas e roxas na sua rotina;
    - Consuma alimentos ricos em ômega 3, 7 e 9. Inclua nozes, castanhas, peixes como sardinha, atum e salmão;
    - Evite grandes restrições calóricas e longos períodos em jejum! Principalmente se você treina de forma frequente;
    - Reduzir o consumo de álcool.

    Coloque em prática essas dicas e procure sempre um especialista na área de nutrição para que ele possa fazer uma dieta de acordo com as suas necessidades, pois também temos alguns suplementos que podem ajudar a melhorar o cortisol. Se você gostou dessas dicas e do texto, compartilhe nas suas mídias sociais, pois dessa forma você pode ajudar alguém que está sofrendo com o aumento de cortisol, mas nem sabe.

    NutriCoach Denise Entrudo
    Nutricionista Esportiva
    Pós graduada em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico - UNISINOS
    Pós graduanda em Nutrição Funcional – VP Consultoria Nutricional
    Doutoranda e Mestre em Ciências Médicas – UFRGS