• Medicina do Esporte para Atletas

    Medicina do Esporte para Atletas

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME

    Médico do esporte é o médico especialista capacitado a cuidar dos atletas de alto rendimento. Além é claro, de cuidar da saúde dos esportistas e sedentários que estão iniciando a mudança dos hábitos de vida, como já sabemos.

    Em especial curiosidade a atenção aos atletas, o médico do esporte participa não somente dos atendimentos em quadra, mas está presente desde as avaliações iniciais pré-participação.

    Os primeiros cuidados referem-se à triagem de saúde clínica, cardiológica e ortopédica. Anamnese e exame físico voltados aos sistemas mais relevantes usados nos esportes fazem parte do encontro inicial. Uma série de exames complementares, de imagem, cardiológicos e de laboratório são encaminhados. Um exemplo é o teste de esforço cardiopulmonar ou ergoespirometria, que cuida do coração e verifica a potência aeróbica do atleta (VO2 máximo), além do controle dos limiares ventilatórios.

    O médico do esporte então engaja-se acompanhando o atleta e a equipe, monitorando também a evolução do treinamento, de olho na saúde e na busca pela excelência no rendimento. Na alta performance, o atleta trabalha superando limites físicos e psicológicos dia a dia, e neste processo nada pode dar errado. Suplementação adequada, nada de uso de medicamento ou substância que conste como doping, recuperação perfeita, sono ótimo, cabeça tranquila e potências e resultados sendo alavancados.

    O trabalho deve ser sempre com a equipe multidisciplinar que inclui profissionais de educação física, nutrição, fisioterapia, odontologia e psicologia. O trabalho em conjunto e a troca de conhecimento entre a equipe é essencial.
    Uma série de recursos tecnológicos são aliados na prática da medicina esportiva, além da relação médico-atleta, que é única.

    Quer mais orientações como essa? Conheça o Instituto e tenha acompanhamento completo com nossa equipe interdisciplinar que lhe orientarão como transformar alcançar seus objetivos e transformar seu estilo de vida! Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628!