• Exercício pode contribuir para a saúde dos discos intervertebrais

    Exercício pode contribuir para a saúde dos discos intervertebrais

    Por Márcio Soares, fisioterapeuta do IME
     
    Atualmente não há nenhuma evidência de que os discos intervertebrais (DIVs) possam responder positivamente ao exercício em seres humanos. Alguns autores argumentam que o metabolismo dos DIVs em seres humanos é muito lento para responder anabolicamente ao exercício.
     
    Um artigo apresentado na Nature nos mostra que o exercício físico crônico em homens e mulheres está associado com uma melhor composição do DIV (hidratação e teor de proteoglicanos) e com hipertrofia do mesmo.
     
    Através da avaliação quantitativa da atividade física, foi verificado ainda que as acelerações em caminhada rápida e corrida lenta (2 m/s) correlacionaram-se com resultados positivos nos DIVs, e não as atividades de alto impacto, caminhadas de baixa intensidade ou posições estáticas.
     
    Estes achados representam a primeira evidência em seres humanos de que o exercício pode ser benéfico para o DIV e fornece suporte para a noção de que os protocolos de exercício específicos podem melhorar as propriedades do material discal na coluna vertebral.
     
    É previsto que estes achados serão um ponto de partida para melhor definir protocolos de exercício e perfis de atividade física para o anabolismo dos DIVs em humanos.
     
    Referência: https://www.nature.com/articles/srep45975