• Estabeleça metas para 2018

    Estabeleça metas para 2018

    Lembre-se que se não soubermos aonde queremos chegar, qualquer lugar serve.

    Principalmente quando se trata em adotar um estilo de vida diferente e mais saudável. Mas por que muitas vezes estas metas não vão adiante e não conseguimo colocá-las em prática?

    Quando estabelecemos uma meta dentro do processo de coaching e até de algumas consultas nutricionais, trabalhamos no esquema SMART. A meta SMART é dividida nas seguintes etapas e nomenclaturas:

    S – o “S” significa na língua inglesa a specific. Ou seja, é necessário você especificar a meta. Não adianta dizer: eu quero emagrecer! Ok! Mas, quanto você quer eliminar de peso? O quanto você quer melhorar o passe da corrida? É necessário E-S- P-E- C-I- F-I- C-A- R!

    M – a letra “M” é measurable ou mensurável. Como você pode medir a meta? Por exemplo, como medir a eliminação de peso? Através do % de gordura ou do peso corporal total? Como medir se os seus hábitos alimentares mudaram?

    A – a letra "A" significa achievable ou atingível. E essa etapa é importante para que se entenda se o objetivo é alcançavel. É viável eliminar 10kg em um mês? Apesar de muitos quererem esse objetivo, é importante eliminar tanto peso de forma saudável. É possível treinar por um mês para fazer uma maratona? Quando pensamos em um objetivo ele deve ser alcançavel e não ilusório, pois dessa forma podemos atingí-lo.

    R – a letra "R" significa relevant ou relevante. É importante criar metas que faça sentido para você. Emagrecer vai te fazer feliz? Como você se sente perante esse objetivo?

    T – a letra "T" significa time ou tempo. Talvez uma das etapas ais importantes da meta SMART é o tempo, pois ele será determinante para auxiliar você a se motivar e correr atrás da meta.

    O desenvolvimento da meta SMART serve para qualquer objetivo pessoal ou profissional que você queira atingir. Planeje o seu 2018 e realmente cumpra as tarefas e metas que você se estruturou para atingir no próximo ano. 

    E, se as suas metas são referente a alimentação, treinamento, performance e mudança de
    composição corporal, marque a sua consulta com o nutricionista e trace esses objetivos juntos!

    NutriCoach Denise Entrudo
    Nutricionista Esportiva
    Pós graduada em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico - UNISINOS
    Pós graduanda em Nutrição Funcional – VP Consultoria Nutricional
    Doutoranda e Mestre em Ciências Médicas – UFRGS