• Dr. Henrique acompanha provas da canoagem e treinamentos de atletas na Olimpíada Rio 2016

    Dr. Henrique acompanha provas da canoagem e treinamentos de atletas na Olimpíada Rio 2016

    Na primeira semana de trabalho, o Dr. Henrique Pinheiro esteve no Parque dos Atletas, local onde ocorreu o treinamento de todos os atletas que competiram pelo judô, ginástica artística, natação, wrestling (luta greco-romana), basquete e handebol. O Parque possui uma estrutura para atendimento de urgência e emergência aos atletas, onde o Dr. Henrique atuou como médico de esporte nos treinos e também em casos de pronto atendimento, se necessário. Felizmente não houve nenhuma ocorrência grave e os treinos transcorreram dentro da normalidade.
     
    O médico que esteve acompanhando os treinos dos atletas de elite do mundo, fica feliz em ver que a medicina do esporte tem ajudado muito estes atletas pois contribui para uma incidência baixa de lesões e outras complicações, e também auxilia no maior rendimento esportivo.
     
    No último sábado, o médico esteve nas finais do remo no Estádio da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas e, desde segunda, 15, até quinta seguiu na Lagoa com as provas da canoagem trabalhando no FOP (field of play), que é o nome dado às áreas de competição. Nesse local, o Dr. Henrique acompanhou a saída e chegada dos atletas e ficou disponível para prestar atendimento de urgência e emergência.

    Durante esse período, o Dr. Henrique teve o prazer de trabalhar com o Dr. Daniel Kopiler – que é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte – os médicos aproveitaram para conversar sobre a especialidade e dizem estar felizes com crescimento da medicina do esporte no Brasil e com a participação de profissionais da área trabalhando nas Olimpíadas.

    Ainda nessa semana, o nosso médico do esporte, pôde assistir às provas da canoagem de velocidade. Ele ficou muito feliz com os resultados da canoa, especialmente por Isaquias Queiroz que trouxe duas medalhas para o Brasil. A primeira de prata na terça-feira, na categoria individual 1000m e a segunda, de bronze na quinta-feira, nos 200m, também categoria individual.

    Dr. Henrique conhece Isaquias desde 2010, pois teve a oportunidade de ser seu médico do esporte, em 2010 e 2011, em alguns campeonatos mundiais de canoagem. Naquela época Isaquias ainda estava iniciando, e o médico participou com ele no Campeonato Universitário na Polônia, 2010. “Ele é uma pessoa muito humilde, tem talento para o esporte e fico muito feliz de ver o crescimento dele”, disse Dr. Henrique.
     
    Sobre a experiência de participar dos Jogos, Dr. Henrique declara “Está sendo incrível! Temos oportunidade de contato com médicos de outros países. No posto que estou, por exemplo, tem uma médica da Austrália, outro médico da Alemanha, um de Portugal e também dos Estados Unidos. Então isso enriquece a troca de experiências e o nosso conhecimento na área de medicina do esporte. ”

    O Instituto de Medicina do Esporte é um centro de referência mundial em medicina do esporte. Em 2014, foi o primeiro serviço das Américas certificado como “Collaborating Center of Sports Medicine” pela Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS). O Instituto oferece diversas avaliações de performance com equipamentos de última geração, programas nutricionais, sessões de fisioterapia, aulas de pilates e programas de saúde desenvolvidos especificamente para objetivos como o emagrecimento, o condicionamento físico e a construção de um estilo de vida mais saudável. Para agendar sua consulta, é só entrar em contato pelos telefones (51) 3026-2628 ou (51) 9536-1286