• Dica do Profissional: Treinamento funcional

    Dica do Profissional: Treinamento funcional

    Por Luan Ferrari, educador físico do IME
     
    O treinamento funcional vem se destacando nos últimos tempos pela variedade de exercícios e metodologias que oferece. No entanto, apesar dos atrativos desse método, é preciso atenção e senso crítico na hora de começar a treinar.

    De acordo com Verderi (2008), o treinamento funcional é um método que promove a integração entre diversas capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, agilidade), tendo como produto final o aprimoramento do desempenho para a realização das tarefas diárias do indivíduo. No entanto, não basta apenas ter uma bola Bosu ou uma corda naval para realizar os exercícios; é preciso pensar nas funções de que o indivíduo realmente precisa para direcionar o treinamento de modo adequado!

    Na verdade, qualquer modalidade de treinamento é funcional: a musculação, por exemplo, é uma metodologia que reconhecida pela eficiência em promover adaptações morfológicas (ocorridas em nível estrutural, como o aumento da massa muscular) e funcionais (que envolvem melhorias nas capacidades físicas, como o aumento da força muscular). Muitas vezes, o treinamento funcional é apenas um treino metabólico que deixa de lado seu principal elemento: a funcionalidade. Por isso, é essencial procurar um treinador competente, que desenvolva uma metodologia adequada para as suas necessidades.