• Dica do Profissional: que você está escolhendo os alimentos certos?

    Dica do Profissional: que você está escolhendo os alimentos certos?

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME

    Os produtos light ou diet ainda são os mais lembrados por quem busca a perda de peso. Contudo, cada vez mais médicos e nutricionistas chegam à conclusão de que, na maioria das vezes, eles não são a melhor opção.

    Para te ajudar a selecionar melhor os componentes da sua dieta, elaboramos uma pequena lista com alimentos com fama de saudáveis, mas que, na verdade, não fazem tão bem à saúde como se imagina.
     

    Torrada light e Rap 10 – São feitas com farinha de trigo refinada, sem nada de fibras. Opte por aqueles alimentos que levem aveia, linhaça, chia, quinua ou que tenham como primeiro ingrediente em seu rótulo farinha integral.

    Suco de laranja – O principal problema é que contém pouca fibra e acumula muita frutose (um açúcar de alto índice glicêmico) numa única vez. O ideal seria consumir a fruta na integra, já que ela é rica em fibra e, por isso, possui um menor índice glicêmico.

    Peito de peru e peito de chester – São embutidos ricos em substâncias cancerígenas, sódio, corantes, conservantes, espessantes e realçadores de sabor. Troque pelo peito de frango desfiado, ovo, ou atum.

    Margarina - possui grande quantidade de gordura vegetal hidrogenada e aditivos químicos nocivos à saúde. Nestes casos a melhor opção é trocar pela manteiga, feita com gordura natural animal.

    Cereais matinais – São riquíssimos em açúcar. Dê preferência pela aveia, pela granola sem adição de açúcar ou por um mix de grãos integrais.

    Barra de proteína – Geralmente possui elevado teor de sódio e gordura. Opte por outra fonte proteica, como iogurte natural, leite de amêndoas e oleaginosas.

    Acima de tudo, não se esqueça de que uma boa alimentação é fundamental para sua saúde, bem estar e forma física!