• Dica do Profissional: Hidrate-se com cuidado!

    Dica do Profissional: Hidrate-se com cuidado!

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME
     
    Muitas pessoas acreditam que os sucos naturais apresentam um nível baixíssimo de calorias, podendo ser ingeridos à vontade por quem está fazendo dieta. No entanto, apesar de não serem tão prejudiciais à saúde como os sucos industrializados, os sucos naturais podem ser uma má opção para quem quer emagrecer.

    Exemplo: um copo de suco de laranja, que parece inofensivo e perfeito para o verão, é, na verdade, altamente calórico, apresentando um elevado teor de frutose e um alto índice glicêmico. Quando ingerido, ele pode gerar um pico de insulina no organismo, o que pode levar ao acúmulo de gordura se o suco estiver acompanhando outro lanche rico em carboidratos. Por isso, prefira sucos menos calóricos, como o de limão e o de maracujá – enquanto 200ml de suco de laranja contêm, em média, 110kcal, a mesma quantidade de suco de limão contém, no máximo, 15kcal, além de possuir praticamente o dobro de vitamina C.

    Existem muitas outras opções refrescantes para manter-se hidratado no verão.  A água saborizada, por exemplo, é extremamente simples de fazer, além de gostosa: coloque água numa jarra e adicione pedaços de frutas fatiadas, hortelã, e folhas verdes.

    Para quem prefere algo com mais consistência, a dica é um smoothie de frutas congeladas; para quem não dispensa o chá gelado, recomenda-se o de casca de abacaxi (diurético) e a adição de canela, gengibre e hortelã (termogênicos). Além disso, lembre-se de que é mais saudável consumir a fruta como um todo, e não apenas o suco: você ganha mais fibras e antioxidantes, além de evitar calorias.

    É importante lembrar que essa dica não serve para todos: se sua dieta não visar a emagrecimento e definição, os sucos podem ser uma ótima opção principalmente para a prática de exercícios físicos.