• Dica do Profissional: Diga adeus às desculpas

    Dica do Profissional: Diga adeus às desculpas

    Por Dr. Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME
     
    Já estamos no final de janeiro, e muitas pessoas que prometeram mudar de estilo de vida em 2016 ainda não começaram a praticar exercícios físicos com regularidade. Entre as desculpas mais comuns estão a falta de tempo, o cansaço, e até a vergonha – pensamentos que precisam ser desconstruídos e desmitificados com urgência. Mais do que tudo, é preciso ver que o sedentarismo é um fator de risco para várias doenças, e que qualquer exercício físico praticado com segurança irá melhorar muito sua saúde e sua qualidade de vida.

    Agora, vamos falar sobre as desculpas mais ouvidas por quem ainda não começou a se exercitar. Se você se apega a alguma dessas frases, tome fôlego e prepare-se para incluir a atividade física na sua agenda!
     
    “Sou uma pessoa muito ocupada”
    Tempo sempre existirá – coloque a saúde como prioridade! Se você tem pouco tempo disponível, pode iniciar realizando sessões de 30 minutos, 3 vezes por semana, no intervalo de outras atividades. Em vez de passar seu tempo livre na internet, no celular, ou assistindo a TV, invista em algo que melhorará sua capacidade cognitiva, disposição física, qualidade do sono, humor e rendimento no trabalho.
     
    “Até quero me exercitar, mas este não é o momento certo” 
    Nunca haverá um momento certo se você ficar procrastinando! Quanto mais se adia para iniciar uma atividade, menor a chance de ela ser realizada. O momento certo é agora!
     
    “Tenho muitas dores e lesões” 
    O exercício trata e previne dores musculoesqueléticas se realizado corretamente. Se você tem lesões repetidas, procure seu médico do esporte para verificar o que está acontecendo e corrija os fatores que as causam. 
     
    “Não sei por onde começar”
    Se você nem imagina por onde começar ou tem dúvidas em relação à sua saúde, consultar com um médico especialista em medicina do esporte pode ser uma boa opção.
     
    “Não faço exercício pois não me preocupo com a forma física”
    Exercício não serve somente para emagrecer ou ficar com o corpo definido. Ele previne doenças, proporciona uma qualidade de vida maior e tem outros benefícios não relacionados com a estética.
     
    “Não posso fazer atividades difíceis e pesadas”
    Sempre haverá um tipo de exercício adequado para você, não importa a idade ou condição física. Você pode ter uma doença ou um problema cardíaco, pode usar remédios, pode ter algum problema articular, e mesmo assim será muito mais saudável realizar atividade física do que permanecer sedentário. O ritmo das atividades pode ser aumentado progressivamente e você não vai ficar cansado se realizar a atividade da maneira correta. Muitos jovens de 80 anos fazem atividades mais intensas do que idosos de 25!
     
    “Não me sinto motivado no momento”
    A motivação virá depois. Não espere ficar motivado; vença sua preguiça e inicie mesmo assim. Depois que iniciar, não irá querer parar. Já não aconteceu assim antes? 
     
    “Canso muito rapidamente”
    Provavelmente você cansa rapidamente porque não faz atividades físicas. Iniciando um programa regular de exercício, você se sentirá menos cansado com o passar do tempo e terá mais fôlego até mesmo para realizar atividades cotidianas. Caso o cansaço permaneça, procure seu médico do esporte e faça as revisões de saúde necessárias.
     
    “Meus problemas são grandes demais para serem resolvidos com o exercício
    Provavelmente somente com exercício sim. Mas o exercício irá melhorar seu humor, sua confiança, acalmará sua mente e melhorará sua saúde. Ele deve ser aliado aos outros tratamentos. 
     
    Não moro perto de uma academia ou não posso pagar a mensalidade
    O exercício não é apenas para os ricos: você pode iniciar realizando caminhadas ao ar livre, alongamentos ou passeios de bicicleta em vez de entrar numa academia. No entanto, procure bem e considere a possibilidade de investir num plano de academia – no fundo, estará investindo na sua saúde.
     
    “Parecerei um idiota”
    Em que mundo você vive? Ninguém vai se importar com o que você vai parecer. As pessoas vão admirar a sua disposição e disciplina para se exercitar! Aliás, sua vaidade é mais importante do que o seu bem-estar físico e mental?
     
    “Academias são para jovens em boa forma física”
    Hoje em dia, esta realidade mudou. Se você tem 90 anos ou não está em ótima forma física, ainda pode entrar em uma academia hoje mesmo. Fará os exercícios de maneira adequada, com intensidade mais leve ou diferenciada, mas não será um peixe fora d’água de maneira nenhuma!