• Dica do Profissional: Detox Pós-Carnaval

    Dica do Profissional: Detox Pós-Carnaval

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
     

    Durante as festas do feriado de Carnaval, é comum o consumo excessivo de alimentos gordurosos, altas quantidades de açúcar e bebidas alcoólicas. Essa guinada na dieta acaba sobrecarregando todo o organismo, em especial o fígado, que é responsável pela desintoxicação. Por isso, o período pós-Carnaval é frequentemente acompanhado por sensações de inchaço, aumento de peso e indisposição.

    Para combater esses sintomas, o ideal é consumir alimentos funcionais que auxiliam no processo de desintoxicação, ou seja, que ajudam a eliminar as toxinas ingeridas e limpar o organismo. Recomenda-se começar pela hidratação, com o consumo de água mineral e/ou água de coco ao longo do dia; a água de coco, em especial, possui um poderoso efeito reidratante que minimiza os efeitos da ingestão do álcool. 

    Opte também por refeições leves, compostas por vegetais, frutas, leguminosas, grãos integrais, peixes e aves. As gorduras boas, como aquelas encontradas em castanhas e no azeite extra virgem, também devem fazer parte das refeições, porém, com moderação.

    Para auxiliar no processo de recuperação, recomenda-se restringir o consumo de laticínios, glúten, embutidos, aditivos, corantes, conservantes, açúcares, adoçantes, cereais refinados e industrializados em geral. A carne vermelha, que altera o pH do sangue e compromete a eliminação das toxinas, também deve ser evitada.
     
    Por fim, nada mais justo para essa época do ano que um bom suco verde, rico em substâncias hidratantes que melhoram a função digestiva e aceleram a ação desintoxicante. Bom proveito!
     
    RECEITA DE SUCO VERDE DETOX
     
    INGREDIENTES
     
    200ml de água de coco
    2 folhas de couve
    2 fatias de abacaxi ou 1 maça pequena
    Suco de ½ limão
    1 colher de café de gengibre
                                                     
    MODO DE PREPARO
     
    Bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo e sirva. Não coe para não perder as fibras.