• Dica do Profissional: Cuidado com a tendinite!

    Dica do Profissional: Cuidado com a tendinite!

    Por Dra. Patrícia Zambone, médica fisiatra do IME

    Sabe aquela dor nos dedos e nas articulações que incomoda e até mesmo nos impede de realizar atividades diárias? Fique atento, pois pode ser um sintoma de tendinite.

    Também nesse caso, o exercício físico pode ser o maior aliado da prevenção da doença.
    A tendinite é um processo inflamatório que ocorre nos tendões e provoca sintomas incômodos, como dor, edema, limitação da movimentação e diminuição da força muscular. A maior causa desse problema é o excesso de atividade repetitiva, desencadeada no trabalho ou, até mesmo, na atividade física, caso o exercício seja realizado de maneira incorreta e sem supervisão. Por isso, é importante não ignorar o aparecimento de sintomas como esse e procurar um médico antes que o problema aumente.

    Normalmente, o diagnóstico é clínico, mas ele pode ser complementado por exames de imagem. Dependendo da extensão da lesão, o tratamento compreende a imobilização da região afetada, gelo, alongamentos e uso de medicamentos, reforço, reeducação muscular e avaliação ergonômica, após a melhora dos sintomas.

    Para evitarmos essa lesão tão inconveniente, que nos atrapalha e limita, o mais indicado é recorrer à atividade física. A prática de exercícios é a principal aliada na prevenção das tendinites, desde que realizada adequadamente e com supervisão de um profissional. Os exercícios de fortalecimento diminuem a tensão sofrida no tendão e, portanto, a chance de lesão. Com musculação, alongamento e muito cuidado, é possível se livrar desse problema e ter uma vida mais saudável. Como sempre, vale a regra: não meça esforços na hora de cuidar da sua saúde e bem estar!