• Dica do Profissional: Como minimizar a redução de massa magra decorrente da idade

    Dica do Profissional: Como minimizar a redução de massa magra decorrente da idade

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME


    A massa magra é composta por tecido ósseo, água corporal e proteína muscular, representando a diferença entre o peso do corpo e a quantidade de gordura que há nele. Com o envelhecimento, ocorre a redução do volume da massa muscular e o aumento da gordura intramuscular, tornando os músculos mais flácidos, menos definidos e com menor força contrátil. 
     
    Estima-se que, a partir dos 40 anos, ocorra perda de cerca de 5% de massa muscular a cada década, com declínio mais rápido após os 65 anos. Porém, a perda de massa muscular não resulta em perda de peso, já que ela é progressivamente substituída pela gordura.

    Uma estratégia para diminuir a redução de massa muscular é praticar atividade física em conjunto com uma alimentação equilibrada que garanta um bom aporte proteico ao longo do dia. A proteína tem papel importante na construção, na manutenção e no reparo de tecidos corporais, incluindo os músculos. Alguns alimentos, como carnes magras, ovos, oleaginosas e cereais como quinua e amaranto, são boas fontes desse nutriente, devendo ser incorporados na alimentação ao longo do dia.