• Dica do Profissional: Como escolher o chocolate certo para você

    Dica do Profissional: Como escolher o chocolate certo para você

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
     
    A Páscoa está chegando e, com ela, aquela vontade irresistível de mergulhar num delicioso ovo de chocolate! Felizmente para quem está de dieta, nem todos os tipos de chocolate são prejudiciais para quem está de regime. O cacau, sua matéria-prima, é um alimento funcional, além de ser rico em vitaminas, minerais, e substâncias ativas que agem como antioxidantes no organismo, ajudando a diminuir o risco de contrair doenças cardiovasculares e câncer. Por conter triptofano, o cacau também estimula a liberação de serotonina, a qual, por sua vez, alivia o estresse e melhora o humor. Além disso, o cacau contém uma substância chamada teobromina, que possui propriedades termogênicas, ou seja, acelera o metabolismo e auxilia na perda de peso!

    Portanto, para que o chocolate traga benefícios à sua saúde, ele deve ser composto por, no mínimo, 55% de cacau. A versão 70% cacau é a ideal. Neste aspecto, é importante estarmos atentos ao fato de que, quanto mais claro for o chocolate, menor será a quantidade de cacau e maior será o índice de açúcar e leite que irá completá-lo, o que torna o produto mais gorduroso, calórico e prejudicial à saúde. O chocolate branco, por exemplo, é feito apenas de manteiga de cacau – sem as propriedades do cacau em si, ele não traz qualquer benefício à saúde.

    Caso o chocolate recheado seja o seu favorito, dê prioridade àqueles que contenham oleaginosas, como castanhas e avelãs. Além de saborosas, elas tornam ainda o doce ainda mais nutritivo!

    Feliz Páscoa a todos!