• Dica do Profissional: Como escolher o azeite certo

    Dica do Profissional: Como escolher o azeite certo

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME
     
    Em relação a sua utilização na preparação de alimentos, os óleos podem ser divididos da seguinte maneira:
     
    RECOMENDADOS PARA PREPARAÇÕES QUENTES: As melhores opções para cozinhar, grelhar ou refogar alimentos são o óleo de coco e o azeite de oliva comum, ambos com propriedades funcionais.
     
    RECOMENDADOS PARA PREPARAÇÕES FRIAS: O ideal é utilizar azeite de oliva extra virgem prensado a frio ou óleo de macadâmia. O azeite extra virgem só deve ser utilizado em preparações frias ou para temperar saladas, de modo a preservar seus compostos fenólicos. Na hora de comprá-lo, procure pela menor acidez possível e pela embalagem mais escura; no rótulo, deve constar também “prensado a frio”.
     
    PROIBIDOS: Os óleos de soja, de milho, de girassol e de canola são ricos em ácidos graxos ômega 6, podendo gerar reações inflamatórias no organismo, aumento do LDL, doenças cardiovasculares, diabetes, ou outras complicações. O óleo de canola, em especial, contém resquícios de ácido erúcico, podendo causar miocardiopatia se consumido em grandes quantidades.

    Quer orientações como essa no seu dia-a-dia? Venha para o Programa Start e tenha acompanhamento nutricional completo, além de consultas com um médico do esporte que lhe orientará a respeito da prática de exercícios físicos. Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628!