• Dica do Profissional: Como comer bem na praia

    Dica do Profissional: Como comer bem na praia

    Por Fernanda R. da Luz, nutricionista do IME
     
    Para quem passa o verão na praia, pode ser muito difícil manter uma alimentação saudável frente a tentações como cerveja gelada e camarão. No entanto, quem precisa ou deseja manter uma dieta minimamente saudável deve lembrar-se de algumas dicas importantes.

    Devido às altas temperaturas desta época do ano, é necessário beber mais água e ingerir refeições mais leves, saudáveis e de fácil digestão. O ideal é levar para a praia algum lanche de casa, como biscoitos integrais, bolachinhas de arroz, frutas secas e oleaginosas, ou frutas e sanduíches naturais armazenados em uma bolsinha térmica. Porém, se essa opção não for possível, procure na praia as alternativas mais saudáveis e que não ofereçam riscos à sua saúde, como milho, água de coco, sucos naturais sem adição de açúcar, picolés de fruta, açaí e sanduíches naturais.

    Caso opte pelos sanduíches naturais, procure os que são feitos com pão integral, alguma fonte de proteína (frango desfiado, atum ou queijos do tipo branco, cottage, ricota) e, é claro, muita salada. Evite os molhos, principalmente aqueles a base de maionese.

    As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com muita moderação, pois são altamente calóricas e desidratantes. Evite também as frituras (pastel, camarão, salgadinhos, etc.), empadas, refrigerantes e sorvetes cremosos.