• Dica do Profissional: A fisioterapia na prevenção e promoção da saúde

    Dica do Profissional: A fisioterapia na prevenção e promoção da saúde

    Por Marco Paz, fisioterapeuta do IME

    Todos conhecem a fisioterapia como um trabalho de caráter assistencial curativo, baseado no tratamento de uma doença. De fato, a profissão tradicionalmente se volta ao diagnóstico e tratamento de doenças, à limitação de danos e à reabilitação.

    A novidade é que, atualmente, os profissionais estão caminhando cada vez mais em direção à saúde integrada, buscando ações ligadas à promoção da saúde. Com os novos padrões de idealização do corpo perfeito e a busca da melhora da saúde como um todo, é necessária uma redefinição do papel do fisioterapeuta: não basta mais só ter um pleno domínio das técnicas, agora é preciso ter uma série de habilidades e competências que promovam o bem estar. Assim, o fisioterapeuta passa a ser atuante, seja intervindo no papel social, envolvendo os pacientes, familiares e a comunidade na produção de sua própria saúde ou buscando cuidado em relação a fatores antigamente não discutidos e deixados de lado, como observar a aptidão física, a nutrição, sono, problemas psicossociais e, principalmente, o trabalho e prática esportiva.

    Desta forma, compartilhando conhecimentos de saúde com os pacientes e grupos, a função do fisioterapeuta se torna abrangente. Poderá potencializar o cuidado com a realização de tarefas simples, como as atividades diárias, evitando as más posturas e exercícios inadequados, e também com as atividades mais complexas, ajudando o atleta a realizar um treinamento adequado para a prática esportiva e evitando as possíveis lesões osteomioarticulares.

    Nesse universo, o trabalho consiste em um treinamento específico, de acordo com a demanda de cada modalidade esportiva, visando a melhorar o padrão de movimento, a força, a resistência, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação neuromuscular e a velocidade de execução dos movimentos do atleta seja amador ou profissional. 
    Para este tipo de treinamento, associam-se várias técnicas de alongamentos, CORE training, exercícios posturais, exercícios de estabilização de tronco, fortalecimento muscular excêntrico, exercícios de reprodução do gesto esportivo, exercícios pliométricos, treinamento funcional, exercícios proprioceptivos, dentre outros. 

    É muito importante lembrar que, além da fisioterapia, é necessário o acompanhamento multidisciplinar e interdisciplinar com educadores físicos, nutricionistas, médicos e psicólogos. O programa multidisciplinar será de importância fundamental para que seja alcançado o sucesso do programa preventivo, além da dedicação do atleta/paciente diante das atividades que serão desenvolvidas. 

    Referências:

    CUNHA, A.C.V.C.; TRELHA, C.S. Fisioterapia preventiva: uma experiência na formação profissional. Olho Mágico, Londrina, v. 8, n. 2, p. 21-22, mai.-ago. 2001.
    LEITE, F.A.; FARANY, M.I.S. O fisioterapeuta na atenção primária: uma atuação nos bastidores? FisioBrasil Atualização Científica, Rio de Janeiro, n. 61, p. 11-13, set./out. 2003.
    MARINHO, P.E.M. A visão sistêmica na Fisioterapia. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 9-14, out-98/ mar-1999.
    TEIXEIRA, R.C. Fisioterapia comunitária e geração de renda: a experiência de Belém. FisioBrasil Atualização Científica, Rio de Janeiro, n. 61, p. 7-10, set./out. 2003a.