• Como prevenir a morte súbita no esporte

    Como prevenir a morte súbita no esporte

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte
     
    A prática de exercícios físicos intensos pode levar um indivíduo à morte súbita? Na verdade, ela é muito rara e somente ocorre em pessoas que possuem algum problema cardíaco grave prévio, conhecido ou não, em que o aumento da demanda do sistema cardiológico no esforço pode ser um ‘gatilho’ para tal evento.
     
    Em jovens abaixo de 35 anos a causa mais comum é de origem genética - a cardiomiopatia hipertrófica, que pode ser detectada em 95% dos casos com a realização do eletrocardiograma. Outras patologias nesta faixa etária são a displasia arritmogênica de ventrículo direito, origem anômala de coronárias e a miocardiopatia dilatada. Não devemos esquecer que o uso de algumas substâncias, como drogas ilícitas, também pode levar um indivíduo à morte durante a prática esportiva.
     
    Em adultos acima de 35 anos a cardiopatia isquêmica é a causa mais prevalente, e está associada ao sedentarismo, tabagismo, estresse, diabete, dislipidemia, hipertensão arterial e história familiar.
     
    Muitas pessoas portadoras destas alterações podem ser assintomáticas, por isso destacamos que a avaliação médica prévia, antes do início da prática de atividades físicas, não pode dispensar uma anamnese e um exame físico bem detalhados.
     
    De acordo com alguns critérios, o médico solicita exames complementares como o eletrocardiograma de repouso. O teste ergométrico ou a ergoespirometria podem detectar alterações cardiológicas no esforço. O diagnóstico precoce leva ao tratamento correto e o correto manejo. Desta maneira, é possível prevenir a morte súbita.
     
    Porém não podemos esquecer que o exercício e o esporte são excelentes meios de prevenção e promoção de saúde, e fazem muito bem para o coração – quando realizados regularmente, na correta intensidade e frequência. Uma pessoa sedentária certamente tem maior risco para sua saúde. Visite seu médico, faça seus exames de check-up regulares, e exercite-se com segurança!