• Como os picos glicêmicos afetam o seu corpo?

    Como os picos glicêmicos afetam o seu corpo?

     
    Você deve estar se questionando o que é pico glicêmico ao ler o título deste artigo, não? Pois, os picos glicêmicos e insulinêmicos tem relação direta com o que você escolhe ingerir na sua dieta. Nesse artigo, vamos te explicar tudinho nos mínimos detalhes!
     
    A ingestão de carboidratos gera um aumento de glicose por causa da digestão e absorção do nutriente. Ou seja, quando consumimos um pão, o carboidrato dele será digerido pelo trato gastrointestinal, absorvido e com isso ocorre o aumento da glicose no sangue. Junto a esse aumento de glicose que necessita entrar na nossa célula para geração de energia, ocorre o aumento da insulina. A glicose somente conseguirá ir para dentro da célula com a liberação da insulina, que se conecta na célula. Nesse momento, você deve estar pensando: Nutri, que explicação mais técnica! Mas, é necessária para que você entenda como o pico glicêmico e insulinêmico interfere na nossa saúde.
     
    Podemos ter um pico maior de acordo com o tipo de carboidrato que ingerimos. Existe duas classificações para esse macronutriente, os carboidratos complexos e os refinados. Os complexos são os carbos que contém uma boa quantidade de fibras gerando uma liberação mais lenta da glicose na corrente sanguínea e como consequência um pico de insulina menor. Já os carboidratos refinados fazem um pico maior de glicose e insulina, pois eles uma quantidade muito pequena de fibras ou nenhuma quantidade.
     
    Esse pico elevado de glicose e insulina podem gerar problemas a nossa saúde. Esses alimentos geram menor saciedade o que resulta em um consumo excessivo e consequentemente ocorre um aumento do acúmulo de gordura corporal. Os estudos mostram que o acúmulo acontece principalmente na região abdominal gerando maior resiste?ncia a? insulina.  Essa resistência pode desenvolver doenças crônicas como diabetes e aterosclerose (aumento das placas de gordura nas artérias do coração).
     
    Esses picos altos de glicose e insulina também estão associados com o seu desempenho físico e mental ao longo do dia. Quanto maior o pico glicêmico e insulinêmico, mais rápida será a queda deles na sua corrente sanguínea gerando uma redução na sua performance mental.
     
    Porém, é importante lembrar que não só os carboidratos geram aumento da insulina, mas algumas proteínas também. Claro que nesse caso, o pico é bem diferente daquele gerado pelo carboidrato, porém ele existe. E para aqueles que buscam um objetivo de definição corporal, não é indicado ingerir grandes quantidades de proteínas.
     
    Por isso, ingiram os carboidratos complexos no seu dia a dia. Utilize os tubérculos como a batata doce, aipim e cereais como a aveia, quinua, arroz integral e com outros cereais misturados. E experimente novos alimentos nas suas refeições! Já pensou em consumir um aipim cozido no seu café da manhã ao invés de pão?!

    NutriCoach Denise Entrudo – CRN2 10043
    Nutricionista Esportiva do Instituto de Medicina do Esporte – Mãe de Deus Center
    Doutoranda e Mestre em Ciências Médicas – UFRGS 
    Pós Graduada em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico – UNI