• Como escolher as frutas

    Como escolher as frutas

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME

    Hoje em dia este alimento completo, rico em vitaminas, fibras e minerais está sendo consumido em menor quantidade ou até mesmo extinto da alimentação de muitos que procuram um corpo magro e definido. Um erro? Sim! As frutas são alimentos essenciais para nosso organismo. Basta sabermos usá-las estrategicamente em quantidade, combinações e horários do dia corretos, por exemplo, pré e pós treino de acordo com seu índice glicêmico. Confira abaixo o índice glicêmico de algumas frutas:

    Frutas de Alto Índice Glicêmico: Melancia, Banana, Manga, Abacaxi
    Frutas de Médio Índice Glicêmico: Mamão
    Frutas de Baixo Índice Glicêmico: Maçã, Abacate, Kiwi, Pêssego, Mirtilos, Pêra, Ameixa, Limão, Goiaba, Uva, Laranja, Morango,

    As frutas de alto índice glicêmico devem ser consumidas preferencialmente após o treino, para favorecer a recuperação muscular de glicogênio; evite consumir na ceia, por exemplo.
    Se tratando de pré-treino, prefira as de baixo índice glicêmico, para ter energia por mais tempo no exercício, assim como à noite, para evitar picos de insulina nestes horários.

    Existem estratégias para reduzir ou amezinhar o índice glicêmico: prefira sempre consumir as frutas aliadas a um carboidrato rico em fibras (aveia, linhaça, chia, quinoa, amaranto), ou gorduras (castanhas, nozes, pasta de amendoim, amêndoas), ou proteínas (iogurte, leite, ovos). Sendo assim uma banana com aveia e pasta de amendoim, por exemplo, se adequaria no seu pré-treino, tornando esta combinação ideal e de índice glicêmico moderado garantindo energia. Sendo assim prefira sempre combinar as frutas com outros alimentos e não consumir em excesso na mesma refeição ou lanche.

    Consuma frutas, elas são essenciais e insubstituíveis para quem procura uma alimentação adequada e completa!

    Quer mais orientações como essa? Conheça o Instituto de Medicina do Esporte e tenha acompanhamento completo com nossos profissionais que lhe orientarão como transformar seus hábitos e ter uma nova vida! Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628