• Canso fácil com o esforço, e agora?

    Canso fácil com o esforço, e agora?

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME
     
    Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o sedentarismo, por si só, é um uma causa comum de cansaço em situações de esforço como subir alguns lances de escada. Se você não se exercita há algum tempo, é normal sentir que falta o fôlego. Procure perceber se as outras pessoas da mesma idade e na mesma condição física não sentem o mesmo para determinada carga de atividade. Com a atividade física regular, os indivíduos se sentem mais dispostos no dia a dia e mais tolerantes ao exercício.

    Na persistência de algo diferente, procure seu médico. Algumas doenças podem se manifestar com falta de ar excessivo, como a asma brônquica e a doença pulmonar obstrutiva crônica, causada pelo tabagismo. Dor torácica, aperto no peito, palpitações, sensação de taquicardia e tonturas podem ser manifestações de doenças cardiológicas como angina, alterações de pressão arterial ou arritmias. A anemia também pode causar intolerância ao exercício e até mesmo dor no peito. O uso de algumas medicações interfere com as respostas do organismo ao esforço, sendo que algumas podem limitar a capacidade física ou causar dores musculares. Alguns distúrbios hormonais, como as doenças da tireóide, a hiperglicemia decorrente do diabete melitos e redução dos níveis de testosterona que pode ocorrer na andropausa podem manifestar-se como cansaço também.  Lembre-se também que noites mal dormidas, alimentação errada e estresse emocional também causam fadiga excessiva e desregulam o organismo.
     
    Outras possibilidades são os erros na realização dos exercícios, como intensidade acima do limite ideal, ou ingestão incorreta de alimentos e suplementos em relação à dose e ao horário. Neste caso, os ajustes no treinamento, na dieta e no uso de suplementação adequada são fundamentais e poderão render melhoras consideráveis.
     
    Alguns exames, como a ergoespirometria ou o teste de esforço cardiopulmonar, que são solicitados pelo médico após detalhada a história e realizado o exame físico, também contribuem na identificação da causa de intolerância ao esforço. Se você possui algum sintoma de fadiga, não deixe de procurar o seu médico. O médico do esporte também poderá auxiliar, pois é o profissional que estuda os efeitos do exercício físico e sua relação na saúde e na presença de doenças.
     
    Matéria publicada originalmente em henriquemedicodoesporte