• Benefícios do exercício físico para portadores de diabetes tipo 2

    Benefícios do exercício físico para portadores de diabetes tipo 2

    Por Henrique Pinheiro, médico do esporte do IME

    Todos os adultos diabéticos devem ser incentivados a realizar exercícios físicos aeróbicos e de musculação. Os treinos com mais intensidade trazem benefícios, mas os pacientes devem conversar com o seu médico nestes casos para verificarem a necessidade de realizar exame cardiológico de esforço. 
     
    Em pacientes com diabetes mellitus, o exercício físico melhora o controle glicêmico (a hemoglobina glicada reduz em média 0,5 a 0,7% em diabéticos tipo 2 ativos), principalmente por melhorar a sensibilidade à insulina, além de reduzir o risco de problemas cardiológicos e auxiliar na manutenção do peso.  
     
    A prescrição do treino de musculação ou resistido é muito importante na diabetes tipo 2, nestes pacientes ocorre como efeito agudo do exercício de força um aumento na captação da glicose pelos músculos, devido ao movimento de uma proteína transportadora de glicose (chamada de GLUT4) nas células.
    Converse com o seu endocrinologista para verificar se não existem contraindicações ou restrições para a musculação, como a retinopatia diabética proliferativa.  O médico do esporte atuando em conjunto com o médico assistente do paciente auxilia na adesão ao plano de exercícios físicos e no correto planejamento do mesmo. 
     
    Com a mudança de estilo de vida os fatores de risco como a hipertensão arterial, dislipidemias e tabagismo também podem ser melhor controlados. Além disso, em pacientes que não tem diabetes e realizam exercícios físicos, percebemos uma menor incidência de desenvolvimento desta doença.