• Aquecer o Whey Protein pode ser prejudicial?

    Aquecer o Whey Protein pode ser prejudicial?

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME

    VERDADE! Existem muitas receitas com whey protein por exemplo bolos, muffins, panquecas... Mas será que estas proteínas sofrem alguma alteração com esse aquecimento?

    As proteínas do Whey Protein não foram feitas para serem aquecidas a mais 100 °C pois podem perder sua conformação ou também sofrer a “Reação de Maillard”, que irá formar os conhecidos AGEs (alimentos de glicação avançada). Estes vão formar radicais livres que podem estar relacionados com inflamação, estresse oxidativo, risco de doenças cardiovasculares e hipertensão, além de haver possibilidade de reduzir o teor proteico com o aquecimento para esses tipos de preparo.

    Sendo assim a dica é não colocar esse suplemento em preparações que vão ao forno, como bolos proteicos. Você pode utilizar o whey caso queira aumentar o teor proteico como cobertura, misturando com óleo de coco ou com pasta de amendoim, não precisando aquecer o produto. Em outras preparações como mingau deixe para colocar a proteína por último, após desligar o fogo.

    Procure sempre um profissional para obter orientações antes de utilizar suplementos e saber sua ideal forma de preparo.

    Quer mais orientações como essa? Conheça o Instituto de Medicina do Esporte e tenha acompanhamento completo com nossos profissionais que lhe orientarão como transformar seus hábitos e ter uma nova vida! Para marcar sua primeira consulta, é só ligar para (51) 3230-2628