• Apresentando o Programa Gestão 3D

    Apresentando o Programa Gestão 3D

    O Instituto de Medicina do Esporte não para. Além de todos os programas já oferecidos, agora academias e outros locais ligados à saúde pelo esporte poderão atuar e interagir em benefício da saúde de seus alunos.

    Está sendo lançado o Programa Gestão 3D, um programa periódico de avaliação em três dimensões que cria o controle sistemático da saúde do aluno em relação à prática de exercícios físicos. Esta avaliação fornece ao educador físico informações técnicas importantes para a prescrição segura e evolutiva do treinamento. Com cada vez mais estabelecimentos aderindo, o programa tem tudo para ser um sucesso.

    Como primeiro passo, o aluno é encaminhado ao médico do esporte para que seja realizada a avaliação inicial, com foco nas três dimensões da saúde: músculo- esquelética, clínica cardiológica e performance. Além disso, são listadas hipóteses diagnósticas, metas, alterações encontradas e uma coluna para anotação do professor.
    De posse dessas informações, o aluno as entrega ao educador físico para auxiliar na prescrição do treino e definir as metas a serem alcançadas. O professor controla os resultados, motiva o aluno a alcançá-las e também o lembra do retorno ao médico do esporte.

    Ao retornar ao Instituto, é realizada a análise dos resultados em relação às metas e à avaliação final, com a formulação de novas metas. O objetivo é que a saúde e a performance dos participantes evoluam de forma constante e segura. Em outras palavras, o aluno obtém a segurança de um treino adequado e a eficácia nos resultados por meio de um trabalho integrado entre médico do esporte e educador físico