• Alimentação e hidratação no verão

    Alimentação e hidratação no verão

    Nesse período, devido às altas temperaturas, é importante equilibrar a alimentação com frutas, saladas, legumes, sucos naturais, muita água, isotônicos, água de coco, picolés de frutas, sanduíches naturais e carnes magras para ajudar no processo de digestão.

    Alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos e guloseimas devem ser evitados. Procure evitar qualquer atividade física quando as condições de tempo estiverem excepcionalmente quentes e úmidas, procure se exercitar nas horas mais frescas do dia.

    Lembre-se, a hidratação deve ser feita antes, durante e depois da atividade física.

    Antes: Beber de 1 a 2 copos (250 a 500 ml) de líquidos pelo menos duas horas antes do exercício, para garantir seu nível de hidratação.

    Durante: Beber de 1 a 2 copos a cada 15 minutos para compensar as perdas pelo suor.

    Após: Beber mais de 1 litro de liquido para cada kg de peso corporal perdido durante o exercício, lembrando que a sede não é um bom indicador nestas condições.

    Pelo suor perdemos o sal, alimentos ou líquidos que são fonte de sódio (isotônicos) e potássio (abacate, açaí, água de coco, banana, damasco e figo) devem estar presentes neste momento.

    Crianças podem apresentar um risco maior para a insolação do que adultos: os pais devem ter um cuidado extra em climas quentes para garantir oportunidades adequadas de ingestão de líquidos.

    Geralmente os idosos apresentam menor capacidade de controlar a temperatura corporal durante o exercício no calor. Eles também apresentam uma sensibilidade mais baixa para a sede, devendo assim ser estimulados a beber mesmo quando não estão com sede.

    Os cuidados com a comida fora de casa (cuidar a preparação e armazenamento dos alimentos) precisam ter atenção redobrada no verão. O aumento da temperatura e umidade favorece a proliferação dos microrganismos nos alimentos.

    Estes simples cuidados com a alimentação e hidratação, tornam o seu verão mais seguro e saudável.

    Louise Rodrigues
    Nutricionista do Instituto de Medicina do Esporte - Sistema de Saúde Mãe de Deus 
    Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional - IPGS 
    www.louiserodrigues.com.br
    Instagram: @nutrilouiserodrigues