• Açafrão: os poderes do tempero do bem

    Açafrão: os poderes do tempero do bem

    Por Rafaela Henriques, nutricionista do IME.

    Também conhecida como cúrcuma, gengibre amarelo ou açafrão da índia; o açafrão da terra é uma raiz da família do gengibre. Rica em potássio, ferro, magnésio, vitamina C, vitamina B6 e cálcio; se destaca por sua potente ação anti-inflamatória, antioxidante e antienvelhecimento.

    O açafrão atua reduzindo os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e estrogênio, melhora a sensibilidade à insulina, previne a doença de Alzheimer e a depressão e age no metabolismo das gorduras, auxiliando na perda de peso. Não deixe incorporar esse importante alimento à sua rotina!

    Você pode usar a raiz em sucos ou ralada nas saladas. O pó pode ser usado nos temperos e preparo dos alimentos como sopa, carnes, omeletes, tapiocas e legumes, além de poder ser misturado a sucos. Quando comprado em pó, devemos ter atenção na validade, pois quanto mais fresco mais rico em polifenóis ativos. O ideal é usar na preparação em processo final, para evitar ao máximo aquecimento em altas temperaturas e prolongado para o açafrão não perder seu poderoso nutriente que é a curcumína, responsável pelos benefícios.
    Se você não usou no seu dia, é possível dissolver 1 colher de chá em água antes de dormir.