• A importância da estabilização de tronco

    A importância da estabilização de tronco

    Por Helena do Amaral, professora de pilates do IME
     

    No momento de realizar exercícios físicos, muitas pessoas não dão a devida atenção ao início de cada movimento. Como resultado disso, acabam se movimentando incorretamente e provocando danos ao organismo. Para evitar esses danos, é de extrema importância fortalecer o CORE e estabilizar o tronco, o que requer a contração do conjunto de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar.

    Os exercícios de estabilização corporal focam inicialmente consciência corporal da musculatura pélvica, passando para exercícios de resistência muscular da contração efetiva e, num terceiro momento, exercícios elaborados e funcionais. Estes irão trabalhar de forma conjunta os músculos profundos e os músculos superficiais do movimento de membros superiores e/ou inferiores.

    O desenvolvimento da estabilidade é essencial para um equilíbrio de carga apropriado dentro da coluna vertebral, e, consequentemente, para que o paciente consiga sustentar situações de instabilidade cotidiana sem danos ao seu corpo.