• É HOJE! Cerimônia de Abertura, hoje à noite, inicia oficialmente os Jogos Olímpicos Rio 2016.

    É HOJE! Cerimônia de Abertura, hoje à noite, inicia oficialmente os Jogos Olímpicos Rio 2016.

    O tema central da cerimônia será a história do povo brasileiro, cuja mensagem, em um momento no qual o mundo vive uma onda de xenofobia, é a de que a imigração é positiva. Sabe-se que o evento destacará desde os costumes indígenas no país até a chegada dos asiáticos por aqui, passando pela colonização europeia e a riqueza cultural africana.

    A direção artística da cerimônia ficará a cargo de Fernando Meirelles – que dirigiu o premiado filme Cidade de Deus – Andrucha Waddington, Rosa Magalhães e Daniela Thomas. Marco Balich ficará responsável pela produção executiva.

    O produtor executivo da abertura dos Jogos Olímpicos garante que o evento mostrará "o Brasil de verdade".
    "Não podemos esconder os problemas. O Brasil é o que é, com as favelas, com as diferenças sociais, com violência, corrupção, zika e tudo mais. Então não vamos fingir que o Brasil é o país perfeito. Vamos retratar exatamente o que é", afirmou ele.

    Um dos momentos que marcará o espetáculo, de acordo com Balich, será a entrada de cada um dos 12 mil atletas com suas delegações carregando uma semente que será plantada para virar uma árvore na chamada "Floresta dos Atletas", no Parque Radical, uma das instalações olímpicas em Deodoro. "O primeiro pilar da cerimônia será a mensagem sobre sustentabilidade e aquecimento global. O Brasil tem o último 'jardim' do mundo, então nós temos que proteger esse jardim. Será esse o nosso recado: nós precisamos proteger o planeta", afirma Balich.

    A cerimônia também focará sobre o que o mundo vê como característica marcante do brasileiro: a gentileza. "O segundo pilar da cerimônia será sobre a gentileza. Todo mundo conhece os brasileiros por isso. É um povo muito amigável, muito sorridente, e nós vamos trazer isso para o Maracanã." Afirmou o produtor executivo.

    O terceiro e último pilar adiantado por Balich sobre a festa de abertura é que ela homenageará o que chamou de "gambiarra", ou o famoso "jeitinho brasileiro". "Essa é uma palavra muito engraçada, difícil de traduzir. Gambiarra não é exatamente o jeito certo, mas é o jeito que funciona", explicou.
    "É quando acha um jeito para consertar algo, que pode não ser o jeito mais correto, mas você conserta", acrescentou.

    Mesmo com diversas informações divulgadas sobre a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Rio 2016, o Comitê Organizador informou que aproximadamente 30% do espetáculo ainda não foi divulgado, logo o público ainda pode aguardar muitas surpresas e novidades. Outros detalhes como quem será o responsável por acender a Pira Olímpica devem ser mantidos em segredo até o último momento.
     
    Confira alguns números impressionantes divulgados da Cerimônia de Abertura da Olimpíada Rio 2016:
    300 dançarinos profissionais, 400 mil horas de trabalho, 5 anos de preparação, 300 pessoas na produção, 5 mil voluntários em cena, 500 horas de ensaios, 12 mil atletas, 60 mil espectadores no estádio, 2 mil contratados terceirizados, 36 quilômetros de tecido para 12 mil figurinos, 2 mil canhões de luz, 3 mil quilos de fogos de artifício, 45 chefes de Estado, 109 projetores e 14 quilômetros de cabos.

    A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rios 2016 será realizada nesta sexta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília), e deve ser assistida por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo.
     
    Fonte:   http://goo.gl/BxzRHq | https://goo.gl/TskvAqhttps://goo.gl/kNrq5N