• Dieta low carb: entendendo o assunto

     Dieta low carb: entendendo o assunto

    Nossos ancestrais (caçadores coletores) que viveram na pré-história tinham como base uma alimentação baixa em carboidratos (22-40% do total de energia), centrada em alimentos de origem animal e vegetal. 

    Durante a década de 1990 e início de 2000, as dietas de baixo teor de carboidratos tornaram-se populares. Com o passar dos anos, por mostrar estudos que comprovaram sua efetividade em curto prazo na perda de peso e regulação de mecanismos voltados ao controle da glicemia sanguínea, ela foi ganhando novas versões até chegar na mais atual, conhecida como dieta “low carb”. 

    A dieta low carb é uma estratégia nutricional que consiste na redução do carboidrato, nutriente presente em grande quantidade em alimentos como arroz, pães, massas e raízes. Atualmente há um consumo excessivo de alimentos industrializados em nosso repertório alimentar (gorduras e carboidratos refinados). 

    Essa diminuição pode acorrer em diversos níveis. Ou seja, uma estratégia low carb pode ter o consumo de carboidrato diário variando entre 15% a 40% do valor energético total do dia, a recomendação normal seria de 50% a 60%. Isso permite que a alimentação seja adotada nas mais diferentes configurações, dependendo do objetivo de cada paciente. A dieta low carb não é uma dieta sem carboidratos, e sim com uma redução deles. 

    Essa transição alimentar pode trazer alguns efeitos colaterais no inicio (dor de cabeça, tontura, irritabilidade, fadiga, entre outros) e pode provocar distúrbios alimentares se não tiverem um acompanhamento nutricional adequado. Cuidado com o uso de medicamentos e dieta low carb. 

    Portanto, a melhor estratégia nutricional, é aquela que o paciente tem a maior capacidade de adaptação. Pois apenas com a adoção do paciente ao programa proposto é possível maximizar um resultado.

    Enfim, a quantidade ideal de macronutrientes de uma dieta (carboidratos, proteínas e lipídios) deve ser sempre avaliada por um nutricionista, e pode variar de acordo com o metabolismo e objetivo de cada pessoa.

    Louise Rodrigues- CRN2 14010
    Nutricionista do Instituto de Medicina do Esporte - Sistema de Saúde Mãe de Deus 
    Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional - IPGS 
    www.louiserodrigues.com.br
    Instagram: @nutrilouiserodrigues